21 de julho de 2011

Evite processos na internet

A internet pode parecer um território livre, sem leis. Muita gente costuma desabafar nas redes sociais e publicar fotos e vídeos sem pedir autorização, sem pensar que isso pode dar problemas. Mas pode dar. E muitos.


A advogada Juliana Abrusio, especialista em Direito eletrônico e digital, afirma que uma pessoa que se sentir prejudicada pode processar sim o autor das postagens: “Pessoas falam mal das outras desde sempre. O problema é que a internet é um meio que dissemina essas ofensas mais rapidamente e para um maior número de pessoas”.


Se o acusado for menor de idade, seus pais podem responder ao processo por danos morais, injúria, calúnia, discriminação e preconceito, dependendo do conteúdo das mensagens. E não se engane tentando usar perfis fakes: “A conexão deste perfil pode ser rastreada e o usuário acusado pode ser identificado. Já existem até casos de condenação envolvendo perfis fakes”, afirma Juliana.


Todo cuidado é pouco na internet!
Fotos também são causas de processos por invasão de privacidade: “É importante sempre pedir autorização de todas as pessoas que estão na foto. Alguém pode sentir que sua privacidade foi invadida e entrar com um processo”, afirma Juliana.


Também é preciso tomar cuidado com conteúdos protegidos por direito autoral, como músicas e clipes. A gravadora, produtora de filmes ou editora pode processar o usuário que publicar material sem autorização. É melhor procurar o perfil oficial da empresa e compartilhar o conteúdo publicado via Twitter ou Facebook.


Fique ligado, portanto, e evite dores de cabeça fazendo um bom uso da internet!


Matéria retirada do site: http://malhacao.globo.com/Se-Liga/noticia/2011/05/conheca-alguns-cuidados-para-evitar-processos-no-uso-da-internet.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo que me desejar de ruim baterá no peito e voltará em forma de Paz e Amor!

Retribuições à tudo que me escrever.
Beijo pra quem é de beijo.

♥)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...