21 de janeiro de 2012

O amor pelo direito

Fui convidado pelos nobres colegas formandos do Curso de Direito da Universidade Tiradentes para escrever a mensagem inicial do convite de colação de grau da Comissão de Formatura Evaldo Campos que escolheu como tema “O Amor pelo Direito”.

Devo confessar-lhes que, ao longo dos meus cinquenta e poucos anos de existência terrena, Deus foi bastante generoso para comigo, principalmente quando se trata do item educação. Sempre fui premiado ao compartilhar turmas, desde os meus verdes anos, com estudantes aplicados e compromissados. Com esta turma não foi diferente. Aliás, recentemente uma das nossas queridas professoras, em tom de brincadeira, declarou: “Nesta sala, há alunos mais estudiosos e inteligentes, por metro quadrado, do que toda a universidade”.

Tão honrosa missão, faz-me recordar Rui Barbosa em sua Oração aos Moços“...O coração não é tão frívolo, tão exterior, tão carnal quanto se cuida. Há, nele, mais que um assombro fisiológico: um prodígio moral. É o órgão da fé, o órgão da esperança, o órgão do ideal. Vê, por isso, com os olhos d’alma, o que não vêem os do corpo. Vê ao longe, vê em ausência, vê no invisível, e até no infinito vê. Onde pára o cérebro de ver, outorgou-lhe o Senhor que ainda veja; e não se sabe até onde. Até onde chegam as vibrações do sentimento, até onde se perdem os surtos da poesia, até onde se somem os vôos da crença: até Deus mesmo, inviso como os panoramas íntimos do coração, mas presente ao céu e à terra, a todos nós presente, enquanto nos palpite, incorrupto, no seio, o músculo da vida e da nobreza e da bondade humana”.

Creio que não há superioridade sem a aplicação das qualidades do esforço e do talento. Não basta ser inteligente; é preciso ter também o caráter apropriado. Foram cinco anos de muita luta. Os desafios e os obstáculos fizeram parte do nosso cotidiano. Mas não esmorecemos. Ao contrário, persistimos guiados pela convicção da graça maior. Obstinados, enfrentamos os problemas. Crescemos, amadurecemos e aprendemos com a adversidade.

Concluir um curso de graduação constitui uma conquista de inestimável importância. O Diploma de curso superior abre uma série de oportunidades para enfrentar os desafios do mundo do trabalho, cada vez mais exigentes em relação à formação qualificada e abrangente dos profissionais que atuam em toda e qualquer área.

A responsabilidade do bacharel em direito no mundo atual é enorme. Vivemos uma crise de paradigmas. O ser humano é tratado como objeto e a dignidade da pessoa humana é reduzida à mera figura de retórica.

Entretanto, vamos perseverar na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, combatendo as injustiças e promovendo o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor e idade e quaisquer outras formas de discriminação como bem preceitua a nossa Carta Magna, utilizando o Direito como um dos instrumentos de transformação social e de libertação.

Nessa caminhada nos manteremos firmes, pois toda promessa da alma tem inúmeras satisfações; cada um dos seus prazeres amadurece como uma nova necessidade. Somos por natureza espectadores e, assim, aprendizes. Esse é o nosso estado permanente no sentimento do amor pelo direito.

Ailton Francisco da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo que me desejar de ruim baterá no peito e voltará em forma de Paz e Amor!

Retribuições à tudo que me escrever.
Beijo pra quem é de beijo.

♥)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...