24 de outubro de 2011

Dia das Nações Unidas


O dia 24 de outubro é o dia das Nações Unidas porque foi exatamente nessa data, no ano de 1945, que a Organização passou a existir oficialmente.
Em 1945, quando o mundo comemorava o fim da II Guerra Mundial, foi realizada, em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, com a presença de 50 países, inclusive o Brasil. Desse encontro, resultou um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado pelos 50 países participantes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento dos países no mundo todo. Assim nasceu a Organização das Nações Unidas - ONU.
Na verdade, ela veio substituir a Liga das Nações, que havia surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com finalidade parecida.
Atualmente, a ONU conta com 189 das 192 nações existentes no planeta. A paz e a segurança são os objetivos principais em todas as suas iniciativas. Uma prova disso foi que, em 1988, as forças de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos.

Promover a harmonia entre os povos não é tarefa muito fácil. Para que a ONU possa desenvolver seu trabalho e alcançar seus objetivos, ela precisa estar bem estruturada. Basicamente, a Organização é composta por cinco órgãos. Conheça-os e saiba o que cada um deles faz:
Assembléia Geral - é formada por todos os países participantes, reúne-se uma vez a cada ano e constitui a principal instância deliberativa, isto é, é o órgão onde são discutidas e tomadas as decisões.
Conselho de Segurança - é responsável pela manutenção da paz e da segurança no mundo, reúne 15 países, sendo que Reino Unido, EUA, Federação Russa, França e China são membros permanentes, com direito a veto de resoluções. Os outros dez são eleitos em sistema rotativo, ocupando o lugar por dois anos.
Secretaria Geral - é encarregada de administrar os programas e as políticas dos órgãos da ONU. O ganense Kofi Annan (de Gana, país na África) é o atual secretário-geral.
Conselho Econômico e Social - é o coordenador dos trabalhos econômicos e sociais da ONU, com sessões anuais que chegam a durar um mês.
Corte Internacional de Justiça - julga as disputas entre os países. Compõe-se de 15 juízes do mundo todo, escolhidos pela Assembléia Geral e pelo Conselho de Segurança através do voto.

Além desses órgãos, a ONU mantém ainda as Agências Especializadas - 16 ao todo - que trabalham com diversos setores, saúde e finanças, por exemplo, promovendo ajuda de todo o tipo no mundo: à criança, aos refugiados... O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde fazem parte desse grupo de agências da entidade.


Visite o site das ONU: http://www.un.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo que me desejar de ruim baterá no peito e voltará em forma de Paz e Amor!

Retribuições à tudo que me escrever.
Beijo pra quem é de beijo.

♥)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...